quinta-feira, 11 de agosto de 2016

“O Abre Alas”



Grupo formado na Escola de Música da UFPA desde 1987 pela Profª. Ana Maria Souza. A partir de 1988, o grupo aplica a interdisciplinaridade, integrando o Canto Coral a recursos cênicos e expressão corporal, com objetivos de desenvolver a interpretação musical dos coralistas. Vem realizando vários espetáculos músico-teatrais com participação de renomados diretores cênicos e técnicos, sendo reconhecido como o 1º Coro-cênico da Amazônia.

Participou de Festivais Brasileiros como o FEMACO-(MA), ENCOTHE (PI), Encorama ( AL), II Seminário de Diversidade Cultural (AL), Semana do Músico (AP), II Jornada Nacional de Educação Profissional do MEC (MA), Projeto Minas-Pará (MG), Encontros de Arte da UFPA no Theatro da Paz, Encontros e Mostra de Corais em Belém, além de apresentações em Barcarena, Soure, Abaetetuba, Castanhal e S.Caetano de Odivelas. 

Os últimos trabalhos dos Cantores Contemporâneos relacionam-se a temática étnico- racial como “Show de cor” e sobre questões ambientais “Amazônia em cantada”. Atualmente dedicaram-se ao resgate dos antigos carnavais com o novo espetáculo “O Abre Alas” 

O espetáculo Ô Abre Alas, vem resgatar os antigos carnavais brasileiros dos salões e de rua, trazendo para os espaços culturais de Belém, uma retrospectiva dessa manifestação, através de aprimorada pesquisa musical e histórica. É um trabalho interdisciplinar que utiliza o Canto, a expressão corporal, integrado com as linguagens visuais e cênicas. São 14 cantores-atores e seis instrumentistas juntamente com uma equipe de profissionais envolvidos com a temática e com experiências comprovadas nas áreas que lhe competem. 

Pretendemos apresentar personagens relevantes dessa manifestação, como Chiquinha Gonzaga, cantando sua primeira marchinha carnavalesca que dá o nome ao projeto e ao Show, assim como Carmem Miranda uma de nossas maiores intérpretes brasileiras dos sambas, no cenário internacional. 

No repertório, apresentam-se as tradicionais Marchas rancho, Marchinhas, Sambas, o 1º samba oficial brasileiro: “Pelo telefone” e a famosa Aquarela do Brasil de Ary Barroso. 

Este espetáculo já foi visto por mais de 3000 pessoas com passagens pelos teatros: da Paz Waldemar Henrique, Margarida Schivasappa, Gabriel Hermes e nos salões do Crowne Plaza e Hilton Hotel. Sendo esta é a última e única apresentação da temporada de 2009. 


FICHA TÉCNICA


Direção Geral, Regência e Arranjos

Ana Maria de Castro Souza


Direção Cênica

Miguel Santa Brígida


Coreografia

César Augusto Cordeiro


Cenografia/Figurinos

Eduardo Chagas e Dilú Fiúza de Melo


Direção Musical e Arranjos

Cizinho Pamplona e Alexandre Contente


Produção: Gilvandro Figueiredo


Cantores: Ligia Brito, Karla Cruz, Judite, Eugenia, Valéria Dias, Alessandra Alencar, Dayse Puget, Ana Lemos, Daniel Barbosa, Ricardo Catete, José Pires, Leonardo Nazaré, Cesar Cordeiro, Ian Dantas.

Participações Especiais: Alba Maria (make up) e Marlúcio Mareco como Carmen Miranda

Banda: Cizinho Pamplona (Violão), Diego Xavier (Percussão), Maurício Nery (Bateria) e Jorge Mendes (Trombone)








Veja o vídeo do espetáculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário